F-35 Lightning II - O Mais Avançado Caça Multi-Missão da História

,
O caça militar F-35, em desenvolvimento pelos Estados Unidos e outros oito países, chamado de "Lightning II", em homenagem a dois caças anteriores. O programa de criação da aeronave, liderado pela Lockheed Martin, tem um custo de 276 bilhões de dólares, o mais caro da história dos EUA.

"O F-35 Lightning II será a peça central de poderio aéreo do século 21 para a América e nossos aliados", afirmou o vice-secretário de Defesa, Gordon England, em julho de 2006.

A norte-americana Lockheed é a principal empresa envolvida no desenvolvimento de três versões do avião que será impulsionado por um único motor. A BAE Systems e a Northrop Grumman são as principais empresas subcontratadas pela Lockheed para o programa do F-35. Os países parceiros do projeto são Inglaterra, que se comprometeu com 2 bilhões de dólares, Itália, Holanda, Turquia, Austrália, Noruega, Dinamarca e Canadá.
No pacto inicial os EUA disseram ter interesse em comprar 2.443 unidades do F-35, enquanto outros países envolvidos no projeto declararam querer adquirir 710 unidades.
O F-35 é o projeto para substituir uma série de aeronaves, incluindo os AV-8B Harriers, A-10s, F-16s, F/A-18 Hornets e o britânico Harrier GR.7.



O primeiro F-35 fez seu vôo inaugural em 2006.


O cockpit do F-35 terá uma única tela de LCD ao invés de varias como nos caças atuais.

0 comentários: